É com muito prazer que ontem foi disponibilizado para download de forma completamente gratuita o livro digital “Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas” para o qual escrevi o capítulo Plano de Segurança da Água para Edificações e Indústrias junto com o Dr Marcos d’Avila Bensoussan. O livro é o primeiro no Brasil a unir as perspectivas de diversos especialistas brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas para divulgar e difundir informações sobre o Plano de Segurança da Água.Este é o segundo projeto nesse formato que participo. Ano passado fiz parte do Legionella na Visão de Especialistas e com o seu sucesso organizamos o Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas.

O link para o ebook: http://planosegurancaagua.com.br/

Confira abaixo a apresentação escrita pelo Dr. Teófilo Monteiro (Coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde)

 

PSAVEOs planos de segurança da água (PSA), com seu enfoque de gestão de riscos, têm sido considerados em muitos países a metodologia que orienta os respectivos regulamentos para qualidade da água.  Como descrito na quarta edição das Guias de Qualidade da Agua da Organização Mundial da Saúde os PSA aperfeiçoam o marco da segurança da qualidade da água a partir de objetivos em saúde no contexto epidemiológico local. A consideração da segurança da água em sua integralidade, desde a gestão de riscos na bacia hidrográfica de captação até o consumidor, é a garantia do uso de água com a qualidade requerida para a população.

O livro Plano de Segurança da Água na Visão de Especialistas complementa e aporta a literatura disponível com uma visão multiprofissional em muitos contextos relacionados à aplicação dos PSA. Seu conteúdo começa com os antecedentes e processo de desenvolvimento do instrumento para garantir a segurança da água proposto pela Organização Mundial da Saúde. Os aspectos conceituais e metodológicos incluído em seus capítulos apresentam experiências de aplicação a sistemas coletivos de abastecimento de água, assim como sistemas especiais em edifícios, hospitais, hotéis, instalações esportivas e áreas de recreação. Os aspectos regulatórios para o marco da segurança da agua são discutidos e ressaltados pela referencia à publicação do Ministério da Saúde “Plano de Segurança da Água – Garantindo a Qualidade e Promovendo a Saúde – Um olhar do SUS”.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) garantiram avanços importantes com relação ao acesso à água nos países da América Latina e Caribe, Entretanto, o desafio segue com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde a qualidade e equidade em acesso a água e saneamento são elementos fundamentais. Os Planos de Segurança da Água sāo ferramentas para ajudar que os países alcancem estes objetivos, garantindo o acesso universal à água com qualidade.

A Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento (ETRAS) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde felicita a iniciativa pela coletânea de visões que estimulam a construção de ideias a partir da conceituação dos PSA, contribuindo para acelerar a aplicação da metodologia aos muitos sistemas de água de cada um dos países da região.

Dr Teófilo Monteiro

Coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento

Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde