Registrado novo caso da doença dos Legionários na região de Stoke-on-Tent, formada por seis cidades portuárias da região central da Inglaterra. O paciente estava sendo tratado no Hospital Universitário Stafordshire do Norte e tem cerca de 70 anos de idade. O porta-voz da instituição de saúde afirma que três pacientes continuam hospitalizados e estão estáveis ou apresentam melhora no quadro clínico.

Ao todo, foram contabilizados 21 casos, sendo que dois deles foram letais.

Fachada da JTF Warehouse
Fachada da JTF Warehouse

No início do mês, foi revelado que a causa do surto de Legionella detectado na região pode ter sido causado por uma contaminação em uma banheira aquecida exposta em uma unidade da loja de móveis e materiais de construção JTF Mega Discount Warehouse, na cidade de Fenton. Exames laboratoriais apontaram para a presença de amostras de um tipo comum de bactéria causadora da doença, a mesma encontrada nos pacientes em questão. Ações judiciais contra a empresa já estão sendo movidas por algumas vítimas, como Peter Martin, que passou 10 dias internado.

O Dr. Sue Ibbotson, diretor regional da Health Protection Agency (HPA) de West Midlands, afirmou que a organização formou um histórico detalhado destes casos de Legionella. Foi constatado que a maioria deles foi diagnosticada em pessoas que visitaram o galpão duas semanas antes da manifestação dos sintomas.

 

Referências

MSN News UK, acessado em 18/09/2012: http://news.uk.msn.com/uk/articles.aspx?cp-documentid=250901357