Em fevereiro de 2012 foi detectado um surto do mal dos legionários, no Diamante Beach Hotel em Calpe, Espanha. Pesquisas mostratam o surto se iniciou realmente em novembro de 2011 tendo sido registrados um total de 39 casos, sendo 35 reportados em hóspedes e 4 em funcionários. Seis destes foram letais. Recentemente, em junho deste ano, novos casos de infecção pela Legionella foram identificados no empreendimento.

Diamante Beach Hotel

 

O hotel foi submetido a uma minuciosa investigação, desde a identificação do surto, sendo inclusive preventivamente fechado no dia 3 de julho. Assim, os hóspedes seriam afastados de qualquer risco. Entretanto, o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC), organização vinculada à União Europeia, afirma que o risco de contaminação não poderá ser considerado como categoricamente eliminado, a menos que sua fonte seja identificada e completamente eliminada.

 

Suspeita-se que o foco da doença tenha começado no SPA (piscinas cobertas) do hotel. Especialistas da própria ECDC, liderados por responsáveis pelo departamento de epidemiologia de Legionella da Red European ELDSNet (European Legionnaries Desease Surveillance Network, entidade coordenada pela ECDC e responsável pelos estudos acerca da forma pneumológica da Legionella) estudam a possibilidade de reabrir o estabelecimento, ainda que sem a área.

“Os técnicos determinaram, como medida preventiva, a realização de mais testes antes de prosseguir com a reabertura do recinto hoteleiro, o que não se aplicará ao SPA, que continuará fechado”, pontuou o conselheiro da vigilância sanitária de Calpe, Luiz Rosado.

Ele afirma que é necessário ter cautela e esperar pela eliminação total da bactéria responsável pela doença, de modo a controlar a infecção.

 

Referências:

1. European Centre for Disease Prevention and Control. Communicable Disease Threats Report (CDTR) Wk 27; 1-7 Julho, 2012. Disponível em: http://www.ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/

ECDC_CDTR_06.07.2012.pdf

2. European Centre for Disease Prevention and Control. Rapid Risk Assessment. Update-Outbreak of Legionnaires’ disease in a hotel in Calpe, Spain: Novembro 2011-Maio 2012; 24 Maio 2012. Disponível em: http://www.ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/1205-TER-Updated-Risk-assessment-Legionnares-Spain.pdf

3. European Centre for Disease Prevention and Control. Rapid Risk Assessment. Update-Outbreak of Legionnaires’ disease in a hotel in Calpe, Spain: Novembro 2011-Julho 2012; 4 Julho 2012. Disponível em:  http://www.ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/060712-RRA-outbreak-Legionnaires-disease.pdf